Irmã Dulce ( 1914 – 1992)

IRMA-DULCE“Nada é impossível aos olhos de Deus.”

Irmã Dulce


 

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo recebido o epíteto de “o anjo bom da Bahia”, foi uma religiosa católica brasileira.

 

Irmã Dulce ganhou Notoriedade Por suas obras de caridade e de assistência aos Pobres e necessitados, obras essas que ela praticava desde muito cedo, na juventude já lotava a casa de seus pais acolhendo doentes.Ela também criou ou ajudou a criar várias instituições filantrópicas uma das mais importantes e famosas é o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio.

 

Irmã Dulce foi uma das mais importantes,influentes e notórias ativistas humanitárias do século xx, suas grandes obras de caridade são referência nacional,e ganharam repercussão pelo mundo, tanto que seu nome é sempre relacionado a caridade e ao amor ao Próximo.

 

Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 1988 pelo então presidente do Brasil, José Sarney , porém não ficou com o título. em 2011 Foi Beatificada pelo enviado especial do Papa Bento XVI ,Dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador,sendo a beatificação o último passo antes da Canonização, Irmã Dulce pode se tornar a primeira Santa Católica Nascida No Brasil.Em 2001 foi eleita a Religiosa do Século xx,em uma eleição que foi Publicada pela Revista Isto É . Em 2012 foi eleita uma dos 12 maiores brasileiros de todos os tempos em pesquisa feita pelo SBT, para eleger a personalidade que mais contribuiu para o país.

 

wikipedia.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s