Bernard Shaw (1856 – 1950)

George Bernard Shaw -photo Alamy“Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos.”

George Bernard Shaw

_________________________________________________________

George Bernard Shaw (Dublin, 26 de julho de 1856 — Ayot Saint Lawrence, 2 de novembro de 1950) foi um dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês. Co-fundador da London School of Economics É autor de comédias satíricas que o tornaram espírito irreverente e inconformista.
Ele ficou mais irritado com o que percebeu como a exploração da classe trabalhadora. Um socialista ardente, Shaw escreveu muitos folhetos e discursos para a Socialismo fabiano. Ele se tornou um orador consumado na promoção de suas causas, que incluem a ganhar direitos iguais para homens e mulheres, aliviando os abusos da classe trabalhadora, rescindindo a propriedade privada de terras produtivas e promover estilos de vida saudáveis. Por pouco tempo ele era ativo na política local, servindo no London County Council.
Ele é a única pessoa a ter sido premiado tanto um Prêmio Nobel de Literatura (1925) e um Oscar (1938), por suas contribuições para a literatura e para o seu trabalho no filme Pygmalion (adaptação de sua peça de mesmo nome), respectivamente. Shaw quis recusar o Prémio Nobel diretamente, pois ele não tinha desejo de honrarias públicas, mas aceitou-a mando de sua esposa: ela considerou uma homenagem à Irlanda. Ele fez rejeitar o prêmio em dinheiro, pedindo-lhe ser utilizado para financiar tradução de livros suecos para o Inglês.[1]

wikipedia.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s