Immanuel Kant (1724 —1804)

Bauru

Sábado

19 OUT 2013

Temperatura  31/18º     agora, 22º 

2º dia  Lua Cheia  98%

8:28 h

Kant_(painted_portrait)A nossa época é a época da crítica, à qual tudo tem que submeter-se. A religião, pela sua santidade, e a legislação, pela sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas então suscitam contra elas justificadas suspeitas e não podem aspirar ao sincero respeito, que a razão só concede a quem pode sustentar o seu livre e público exame.

Immanuel Kant

citações

Aufklärung  .  Esclarecimento  .   Iluminismo  .  Ilustração

Expor tudo à crítica, seja da Razão Pura, da dúvida metódica do Renezinho, ou da Igreja, do Exército e principalmente, do governo e do judiciário !

Todas as vezes em que nós, Humanidade, deixamos de exercer o pensar, chega um que pensa, e tiranicamente forma um grupo afins, pra acabar com a nossa Paz, Luz e Amor.

Toda felicidade depende do pensar coletivo. E como diz nosso amigo Padre Beto … e ponto final !!! Tudo Joínha ? Certinho ?

Bom sabadão pra todos, e que Deus abençoe muito nossas mentes. Assim Seja. Amém Jesus

p.s:   a propósito, nosso amigo Kant, um verdadeiro gênio da Humanidade, foi um cara que nunca deixou a cidade onde nasceu. Conheceu o que havia de melhor no conhecimento humano, e trabalhou em cima dele, por anos, em sua cidade natal até o fim de sua vida. Uma coisa que poucos sabem, mas que quando fiquei sabendo, me encantou. Não havia internet, nem TV. Foi só pelos livros. Sem nunca conhecer outras cidades e povos. Realmente, um fenômeno esse menino chamado Immanuel Kant.

Paul Sampaio

                                                          biografia e vídeo | Immanuel Kant

Immanuel Kant (Königsberg, 22 de abril de 1724 — Königsberg, 12 de fevereiro de 1804) foi um filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna.
Depois de um longo período como professor secundário de geografia, começou em 1755 a carreira universitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos. Realizou numerosos trabalhos sobre ciência, física, matemática, etc.
Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental (de René Descartes e Gottfried Leibniz, onde impera a forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica inglesa (de David Hume, John Locke, ou George Berkeley, que valoriza a indução).
Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.
Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do sistema solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace.

wikipedia

kant2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s