À Mestre Marilena Chaui com Carinho

Companhia das Letras“A verdade não pode escandalizar”.

– citado no programa Roda Vida, de 3 de maio de 1999

“Eu conheço Deus. Eu não acredito nele. Acreditar em Deus é esperar que ele se revele através dos textos sagrados. Conhecê-lo é exercer o trabalho de pensamento na direção de conhecer a estrutura do universo, do modo de realização.”

Marilena Chaui – respondendo à questão de Paulo Markun, no Roda Vida da TV Cultura, de 3 de maio de 1999.

Marilena de Souza Chaui (Pindorama, 4 de setembro de 1941) é professora de filosofia e historiadora de filosofia brasileira.

É filha do jornalista Nicolau Alberto Chaui, de origem árabe, e da professora Laura de Souza Chaui. Foi casada com o jornalista José Augusto de Mattos Berlinck (1938), com quem teve dois filhos – José Guilherme e Luciana. Atualmente é casada com Michael Hall, historiador e professor da Unicamp.

Professora titular de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), é mestre (1967, com Merleau-Ponty e a crítica do humanismo, sob a orientação do professor Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior), doutora (1971, com Introdução à leitura de Espinosa, sob a orientação da professora Gilda Rocha de Mello e Souza) e livre docente de Filosofia (1977, com A nervura do real: Espinosa e a questão da liberdade) pela USP.

Marilena Chaui - filosofia - tv humana - 2Além de extensa produção acadêmica, Marilena também publicou livros paradidáticos de Filosofia, voltados sobretudo para o público jovem ou não especializado. Seu livro O que é Ideologia (Ed. Brasiliense, Coleção Primeiros Passos) tornou-se um best-seller e vendeu mais de cem mil exemplares, bastante acima da média de vendas dos livros no Brasil.

Foi Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, de 1989 a 1992, durante a administração de Luiza Erundina. (1988-1992).

veja também nosso videofólio para a professora Marilena, na TV Humana

Marilena Chaui_Universidade-Perfil - tv humana

Nome completo Marilena de Souza Chaui
Nascimento 4 de setembro de 1941 (72 anos)
Pindorama (São Paulo)
Nacionalidade  Brasil
Cônjuge Michael Hall
Ocupação Professora / Filósofa
Cargo Professora da USP
Magnum opus A Nervura do Real
Página oficial Currículo Lattes

marilena-chaui

Deixe um comentário