Citações sobre Entusiasmo

Entusiasmo

 

  • “Nem que seja para fazer alfinetes, o entusiasmo é indispensável para sermos bons no nosso ofício.”

Ne fit-on que des épingles, il faut être enthousiaste de son métier pour y exceller.

“Observations sur la Sculpture et sur Bouchardon” in: “Oeuvres de Denis Diderot”, Volume 4‎ – Página 575, Denis Diderot – A. Belin, 1818

 

Entusiasmo

Entusiasmo vem do grego, a partir da junção de duas palavras “en” e “theos”. Traduzida literalmente significa “em Deus”. Pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem.

  • “Sem entusiasmo nunca se realizou nada de grandioso.”

Nothing great was ever achieved without enthusiasm

“Essay X” in: Essays, by ralph waldo emerson‎ – Página 148, de Ralph Waldo Emerson – 1906 – 557 páginas
  • “O segredo da genialidade é conservar o espírito de criança até à velhice, o que significa nunca perder o entusiasmo.”

The secret of genius is to carry the spirit of the child into old age, which means never losing your enthusiasm

Aldous Huxley citado em “Lessons from the sandbox: using the 13 gifts of childhood to rediscover the keys to business success‎” – Página 57, Alan Gregerman – McGraw-Hill Professional, 2000, ISBN 0809224380, 9780809224388 – 224 páginas

Entusiasmo

Entusiasmo (do grego en + theos, literalmente ‘em Deus’) originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus. Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande arrebatamento e alegria. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista.

Origem da palavra

Embora a palavra entusiasmo seja de origem grega, ela chegou até nós através dos filósofos franceses no século XVI durante o Renascimento na Europa, um período de grandes mudanças no pensamento humano até então dominado pela Igreja Católica, que foi a transição para a idade do pensamento livre. O florescimento cultural e científico renascentista deu origem a sentimentos de otimismo, abrindo positivamente o homem para o novo e incentivando seu espírito de pesquisa, tendo o entusiasmo sido escolhido por vários intelectuais da época como a palavra da moda.

Tipos

Existem dois tipos de entusiasmo: endógeno, que é gerado dentro do próprio indivíduo; e o exógeno, que depende de um estímulo externo, chamado comumente de motivação.

Fatores internos

O entusiasmo por si só não se sustenta, ninguém consegue manter-se entusiasmado se não possuir metas claras para alcançar um objetivo principal bem definido, e não se pode ficar esperando as melhores oportunidades para começar. Na maioria das vezes, é necessário ir à busca e criar as oportunidades para que as coisas aconteçam. Em outras palavras, só depende do indivíduo, ninguém pode ter entusiasmo por outra pessoa.

Fatores externos

Enquanto os fatores internos do entusiasmo surgem dos níveis mais altos da hierarquia de necessidades de Maslow e de um objetivo principal bem definido, os fatores externos podem ser vinculados à motivação.Dependendo do nível intelectual e social de cada pessoa, o fator motivacional estará em um determinado nível da escala das necessidades, o mais comum é tentar motivar as pessoas com as necessidades localizadas na base da pirâmide, necessidades fisiológicas, segurança, amor e relacionamentos. Uma política de bonificação financeira é um bom exemplo de motivador externo, mas a perenidade desse motivador é sempre de curta duração.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s