Citações sobre ‘Nação’

martin“Eu tenho um sonho no qual um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seu credo…que todos os homens são criados iguais…”

Martin Luther King Junior

in: Discurso realizado em 28 de agosto de 1963, em Washington, EUA, no Lincoln Memorial – “I have a dream”


Nação

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.


Nação (do latim, “natio”) designa um grupo de indivíduos, ou comunidade humana, que compartilha tradições culturais comuns (onde se inclui a etnia, língua, religião, mentalidade predominante, educação); diferenciação geográfica, história, e, essencialmente, um sentimento generalizado nesse grupo de indivíduos que comungam de uma mesma vontade (ou destino), apesar das diferenças individuais de cada um (diferenças essas que podem incluir muitos dos factores acima mencionados), o que os leva a defender o seu direito de autodeterminação.


  • “A arquitetura é a fisionomia das nações
L’architecture est la physionomie des nations

Marquês de Custine, in “Mémoires et voyages ou lettres écrites à diverses époques, pendant des courses en Suisse, en Calabre, en Angleterre et en Ecosse” – Página 256; de Astolphe Louis Léonard de Custine – Publicado por A. Vezard, 1830
  • “Não se discute Deus e a sua virtude; não se discute a Pátria e a Nação; não se discute a autoridade e o seu prestígio”
Salazar ao promulgar decreto que previa censura prévia, em 11 de abril de 1933; como citado em “José Saramago: entre a história e a ficção, uma saga de portugueses” – página 141, Volume 22 de Estudos portugueses, Teresa Cristina Cerdeira da Silva, Publicações Dom Quixote, 1989, ISBN 9722007327, 9789722007320, 278 páginas
  • “Tudo pela nação, nada contra a nação.”
Salazar citado em “Salazar: estudo biográfico – Página 122; de Franco Nogueira – Publicado por Atlântida Editora, 1977
  • “Como é para o bem do povo e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”
Pedro I; no Dia do Fico, em 9 de Janeiro de 1822águia, bandeira do brasil
  • “O espírito de iniciativa é a raiz de todo crescimento genuíno do indivíduo. E, quando presente na vida de muitos, constitui-se na verdadeira fonte de vitalidade e de força de uma nação.”
The spirit of self-help is the root of all genuine growth in the individual; and, exhibited in the lives of many, it constitutes the true source of national vigour and strength.

Self-help: with illustrations of character, conduct, and perseverance‎ – Página 1, de Samuel Smiles – John Murray, 1866 – 415 páginas
  • “Construir fábricas é fácil, fazer hospitais e escolas é possível, mas formar uma nação de homens é tarefa longa e árdua.”
Gamal Abdel Nasser; citado em Do bestial ao genial: frases da política‎ – Página 202, de Paulo Buchsbaum, AROEIRA – Publicado por Ediouro Publicações, 2006, ISBN 850002075X, 9788500020759 – 252 páginas
  • A liberdade individual é poder individual, e porque o poder de uma comunidade é uma massa combinada de poderes individuais, a nação que aprecia maior liberdade deve necessariamente ser em proporção a seus números a nação mais poderosa.
John Quincy Adams em carta para James Lloyd (1 de outubro de 1822)
  • “Como dizem, a arte é prazer, invenção é tesouro, e esta nação sabe reconhecer isso. Se podem gastar uma fortuna em ovelha morta e formaldeído, então pode gastar um pouco mais desse dinheiro com inventores”.
As they say, art is pleasure, invention is treasure, and this nation has got to recognise that. If they can spend a fortune on dead sheep and formaldehyde, then it can spend a bit more of that money on inventors.

Trevor Baylis citado em “Essential Business Studies for AQA AS‎” – página 23, Jonathan Sutherland, Jonathan Sutherland and Diane Canwell – Folens Limited, 2008, ISBN 1850083606, 9781850083603
  • “O integralista é o soldado de Deus e da Pátria, o homem novo do Brasil, que vai construir uma grande nação“.
Plínio Salgado; citado em “Enciclopédia do integralismo‎” – Volume 11, Página 94, Livraria Clássica Brasileira, 1958
  • “É tempo de começa atuar no mundo como uma grande nação“.
It is time we started to act like a great nation around the world.

Richard Nixon sobre a política externa americana; citado em War/peace report: Volume 8 – página 186, Center for War/Peace Studies (New York, N.Y.), New York Friends Group – 1968
  • “Diante dessa sociedade que se tornou estranha a sí mesma, temos dois tipos de rebeliões em todos os países. Por um lado, as pessoas culturalmente equipadas para assumir sua autonomia, elas exigem dopoder do estado e do dinheiro a criação de espaços de solidariedade autogerida, por outro lado, temos a reação regressiva daqueles que gostariam de reencontrar a segurança de uma ordem pré-moderna, estável, hierarquizada, fortemente integradora, na qual, desde o nascimento, cada um tem seu lugar garantido e determinado pelo fato de pertencer a sua nação ou raça”.
André Gorz, citado em “Cultura vozes” – Página 119, Editora Vozes, 1998
  • “A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”
Adam Smith in: Uma Investigação Sobre a Natureza e a Causa da Riqueza das Nações
  • “Tal é nossa tarefa como Nacional-Socialistas. Nós fomos os primeiros a reconhecer as conexões, e os primeiros a começar a luta. Porque somos socialistas, sentimos primeiro as maiores bençãos da nação e porque somos nacionalistas quisemos promover a justiça socialista na nova Alemanha.”
Joseph Goebbels; Fonte: “Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken” (1932)
  • “Meus pais não compartilharam só um amor improvável, eles compartilharam uma fé nas possibilidades desta nação“.
Barack Obama in: 2004 Convenção Nacional Democrática


 

  • “Infeliz a nação que precisa de heróis.”
Bertolt Brecht in: “Life of Galileo” [Vida de Galileu] (1938), Cena 12, p. 115


 

  • “Uma nação cuja famílias tem em média quatro filhos pode se dar ao luxo de ir à guerra de 20 em 20 anos. Mesmo que morram dois dos filhos, restarão os outros dois para perpetuar a raça.”
Heinrich Himmler; Discurso aos oficiais da Escola de Política de Braunschweig
  • “Oxalá fôssemos uma nação de juristas. Mas o que somos, é uma nação de retóricos”.
Obras completas de Ruy Barbosa – Página 92, de Ruy Barbosa – Publicado por Ministério de Educação e Saúde, 1942


ruy barbosa

  • “Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos.”
No hay fronteras en esta lucha a muerte, no podemos permanecer indiferentes frente a lo que ocurre en cualquier parte del mundo; una victoria de cualquier país sobre el imperialismo es una victoria nuestra, así como la derrota de una Nación cualquiera es una derrota para todos.

Obras, 1957-1967, Volume 2 – página 573, Ernesto Guevara – Casa de las Américas, 1970
  • “Esse povo de Porto Alegre se faz guardião da humanidade mínima. Afirma a possibilidade real de vivermos juntos como humanos e nos mostra como devemos passar de uma consciência de nação e de classe a uma consciência de espécie”.
Leonardo Boff no texto “Qual globalização?”, no Fórum Social Mundial de 2002.
  • “É melhor morrer em combate do que ver ultrajada a nossa nação.”
it is better for us to perish in battle than to look upon the outrage of our nation

Winston Churchill citado in “Speech correcton on the contract plan” – página 147, Ruth Baldock Manser – Prentice-Hall, 1935 – 408 páginas


 

  • “Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado! Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação.”
Renato Russo na famosa canção “Que País É Este?”.
  • “É, em grande parte, no seio das famílias que se prepara o destino das nações.”
Papa Leão XIII in Encíclica “Sapientiae Christianae”, item 42, de 10.01.1890
  • “É um lugar comum de nosso tempo afirmar que esta nação precisa de cidadãos bem informados. (…) Eu, pelo contrário, proponho que precisamos – em qualquer país verdadeiramente livre – de cidadãos que tenham conhecimento.”
BOORSTIN, D. Remarks by Daniel Boorstin, the Librarian of Congress, at White House Conference on Library and Information Science, Journal of information Science, p. 111-113, 1980. [1]

martin-luther-king-jr-picMartin Luther King, Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense.

Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

Ele liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, servindo como seu primeiro presidente.

Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso “I Have a Dream”.

Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, alienando muitos de seus aliados liberais com um discurso de 1967 intitulado “Além do Vietnã”.

King foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee.

Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e Medalha de Ouro do Congresso em 2004;

O Dia de Martin Luther King, Jr. foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986. Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem.

Wikipedia


MLK

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s