Immanuel Kant – Filósofo


“A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.”

Immanuel Kant

  • Daher ist auch die Moral nicht eigentlich die Lehre, wie wir uns glücklich machen, sondern wie wir der Glückseligkeit würdig werden sollen. – Kritik der praktischen Vernunft‎ – Página 90, Immanuel Kant – 1827

kant


Immanuel Kant

(Königsberg, 22 de Abril de 1724 – 12 de Fevereiro de 1804)

filósofo prussiano. Fundador da filosofia crítica.

Geralmente considerado como o último grande filósofo da era moderna.

Nascido de uma modesta família de artesãos, depois de um longo período como professor secundário de geografia, Kant veio a estudar filosofia, física e matemática na Universidade de Königsberg e em 1755 começou a lecionar ensinando Ciências Naturais.

Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos. Realizou numerosos trabalhos sobre ciência, física, matemática, etc.

Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental (de René Descartes e Gottfried Leibniz, onde impera a forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica inglesa (de David Hume, John Locke, ou George Berkeley, que valoriza a indução).

Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.

Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do sistema solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace.

immanuel-kant


  • “Duas coisas que me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e frequentemente o pensamento dela se ocupa: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim.”

Zwei Dinge erfüllen das Gemüt mit immer neuer and zunehmenden Bewunderung und Ehrfurcht, je öfter und anhaltender sich das Nachdenken damit beschäftigt: Der bestirnte Himmel über mir, und das moralische Gesetz in mir.

“Werke in sechs Bänden” [Obras em seis volumes], capítulo “Kritik der Praktischen Vernunft” [Crítica da Razão Prática]; Berschluss; Página 300; Por Immanuel Kant, Wilhelm Weischedel; Publicado por Insel-Verlag, 1786.

inscrita na lápide de seu túmulo em Königsberg.
Erfahrung ist verstandene Wahrnehmung.

citado em “Approches de la Critique de la raison pure: études sur la philosophie théorique de Kant”, Volume 31 de Studien und Materialien zur Geschichte der Philosophie, Robert Theis, Editora G. Olms, 1991, ISBN 3487094355, 9783487094359, 199 páginas
  • “Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar.”

citado em “Revista Brasileira de Filosofia‎” – Volume 16, Página 149, 1966
  • “Age de modo que consideres a humanidade tanto na tua pessoa quanto na de qualquer outro, e sempre como objetivo, nunca como simples meio.”

Handle so, daß du die Menschheit, sowohl in deiner Person, als in der Person eines jeden andern, jederzeit zugleich als Zweck, niemals bloß als Mittel brauchest.

Werke in sechs Bänden: Schriften zur Ethik und Religionsphilosophie‎ – Página 61, Immanuel Kant, Wilhelm Weischedel – Insel-Verlag, 1786
  • “A geometria é uma ciência sobre as propriedades do espaço de forma sintética e ainda determinado a priori”.

Geometrie ist eine Wissenschaft, welche die Eigenschaften des Raums synthetisch und doch a priori bestimmt.

Werke in sechs Bänden: Kritik der reinen Vernunft‎ – Volume 2, Página 74, Immanuel Kant, Wilhelm Weischedel – Insel-Verlag, 1787
  • Immanuel_Kant_(portrait)“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.”

denn hinter der Edukation steckt das grosse Geheimniss der Vollkommenheit der menschlichen Natur

“Ueber Padagogik” in: “I. Kant’s sämmtliche werke: In chronologischer Reihenfolge”, Volume 8, Parte 2‎ – Página 460, Immanuel Kant, Gustav Hartenstein, Friedrich Theodor Rink, Gottlob Benjamin Jaesche – 1803
  • “É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.”

Kinder Anfangs in die Schule, nicht schon in der Absicht, damit sie dort etwas lernen sollen, sondern damit sie sich daran gewöhnen mögen, still zu sitzen und pünktlich das zu beobachten, was ihnen vorgeschrieben wird, damit sie nicht in Zukunft jeden ihrer Einfälle wirklich auch und augenblicklich in Ausübung bringen mögen.

“Ueber Padagogik” in: “I. Kant’s sämmtliche werke: In chronologischer Reihenfolge”, Volume 8, Parte 2‎ – Página 458, Immanuel Kant, Gustav Hartenstein, Friedrich Theodor Rink, Gottlob Benjamin Jaesche – L. Voss, 1803
  • Pensamentos sem conteúdos são vazios; intuições sem conceitos são cegas.”

Gedanken ohne Inhalt sind leer, Anschauungen ohne Begriffe sind blind
Crítica da Razão Pura, A 51 / B 75
  • “O sonho é uma arte poética involuntária.”

den Traum eine unwillkürliche Dichtkunst.

“Anthropologie”; como citado em “Das Inzest-Motiv in Dichtung und Sage”‎ – Página 12, Otto Rank – F. Deuticke, 1926 – 652 páginas
  • “É precisamente ao conhecer seus limites que a filosofia existe.”

– ‘O Livro da Filosofia, Editora Globo, ISBN 9788525049865
  • “Só podemos falar de espaço do ponto de vista humano.”

– ‘O Livro da Filosofia, Editora Globo, ISBN 9788525049865
  • “A razão humana é atormentada por questões que não pode rejeitar, mas também não pode resolver.”

– ‘O Livro da Filosofia, Editora Globo, ISBN 9788525049865
  • “A razão só tem um insight sobre aquilo que ela cria depois de um plano próprio.”

– ‘O Livro da Filosofia, Editora Globo, ISBN 9788525049865
  • “Só há uma religião verdadeira, mas podem haver muitas espécies de .”

Es ist nur eine (wahre) Religion; aber es kann vielerlei Arten ‘des’ Glaubens geben.

Die Religion innerhalb der Grenzen der blossen Vernunft – página 145, Immanuel Kant, bey Friedrich Nicolovius, 1793, 296 páginas
  • “A democracia constitui necessariamente um despotismo, porquanto estabelece um poder executivo contrário à vontade geral. Sendo possível que todos decidam contra um cuja opinião possa diferir, a vontade de todos não é por tanto a de todos, o qual é contraditório e oposto à liberdade.”

Unter den drei Staatsformen ist die der Demokratie, im eigentlichen Verstände des Worts, nothwendig ein Despotismus, weil sie eine executive Gewalt gründet, da Alle über und allenfalls auch wider Einen, (der also nicht mit einstimmt,) mithin Alle, die doch nicht Alle sind, beschließen; welches ein Widerspruch des allgemeinen Willens mit sich selbst und mit der Freiheit ist.

Immanuel Kant’s Werke, Volumes 5-6, página 425, Immanuel Kant’s Werke, Immanuel Kant, Editora Modes und Baumann, 1838
  • “O homem é ciumento quando ele ama sua esposa, mesmo sem que ela o ame”

der Mann ist eifersüchtig, wenn er liebt; die Frau auch ohne daß sie liebt

Anthropologie in pragmatischer Hinsicht‎ – Página 290, Immanuel Kant – Univ.-Buchh., 1820 – 332 páginas
  • “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”

Der Mensch kann nur Mensch werden durch Erziehung. Er ist nichts, als was die Erziehung aus ihm macht.

Über Pädagogik‎ – Página 11, Immanuel Kant – Nicolovius, 1803 – 146 páginas
  • “O homem é o único animal que precisa trabalhar.”

Der Mensch ist das einzige Tier, das arbeiten muß.

Über Pädagogik (1803)
  • “A religião é o reconhecimento de todos os nossos deveres como preceitos divinos.”

Religion ist (subjektiv betrachtet) das Erkenntnis aller unserer Pflichten als göttlicher Gebote

Werke in sechs Bänden: Schriften zur Ethik und Religionsphilosophie‎ – Página 822, Immanuel Kant, Wilhelm Weischedel – 1786
  • “Faça de maneira que a máxima de tua vontade possa ser o tempo todo princípio de uma lei geral.”

Handle so, daß die Maxime deines Willens jederzeit zugleich als Prinzip einer allgemeinen Gesetzgebung gelten kann.

Werke in sechs Bänden: Schriften zur Ethik und Religionsphilosophie‎ – Volume 4, Página 140, Immanuel Kant, Wilhelm Weischedel – Insel-Verlag, 1786
  • Voltaire disse que o céu nos tem dado para contrabalançar as muitas dificuldades da vida duas coisas: a esperança e sono”.

Voltaire sagte, der Himmel habe uns zum Gegengewicht gegen die vielen Mühseligkeiten des Lebens zwei Dinge gegeben: die Hoffnung und den Schlaf.

Sämmtliche Werke, Volume 4 (kritik der urtheilskraft und beobachtungen uber das gefuhl der schonen und erhabenen), página 209-210, Immanuel Kant, Leopold Voss, 1838

Fundamentação da Metafísica dos Costumes

Livro por Immanuel Kant

fundamentação da metafísica dos costumes

► LEIA o LIVRO

Publicado em: 1785
Autor: Immanuel Kant
Precedido por: Crítica da Razão Pura
Gênero: Filosofia


Crítica da Razão Prática

Livro por Immanuel Kant

CríticaDaRazaoPratica

► LEIA o LIVRO

 Wikipédia
Publicado em: 1788
Autor: Immanuel Kant
Precedido por: Crítica da Razão Pura
Seguido por: Crítica do Julgamento
Gênero: Filosofia


Immanuel-Kant (1)

 

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