Sentimento – Citações e Conceito


“A vingança é um prazer que dura apenas um dia; a generosidade, é um sentimento que pode trazer felicidade para sempre”.

Friedrich Rückert citado em “Raízes da cidadania”‎ – Página 46, de Irapuan Aguiar – 2002 – 276 páginas


 

Sentimento se refere tanto a um estado de ânimo como a uma emoção

Sentimentos são o que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam

Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos.

paciência

A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros. Esta informação não resulta necessariamente na mesma reação entre os receptores, mas varia, dependendo da competência em lidar com a situação, e como isso se relaciona com experiências passadas e outros fatores.

  • O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções.
  • A medicina, biologia, filosofia , matemática e a psicologia estudam o sentimento humano.

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

“Se é certo que o sentimento sem a fiscalização do raciocínio pode conduzir ao absurdo, o raciocínio sem o sentimento pode conduzir a absurdo mais lamentável.”

Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel in Dicionário da Alma – Absurdo p. 2

pessoa, braços abertos, sol, laranja, felicidade, liberdade

  • “Casamento é realmente algo difícil; você tem que lidar com sentimentos e advogados”.
Marriage is really tough because you have to deal with feelings… and lawyers.

Richard Pryor citado em “Was it good for you, too?: quotations on love and sex” – Página 133, de Bob Chieger – Atheneum, 1983, ISBN 0689706502, 9780689706509 – 258 páginas

“Dr. Botkin”: Eu tenho realizado muitos autópsias no meu tempo, mas eu nunca localizei a alma.

“Grigori Rasputin”: Quantas lembranças e emoções que você encontrou?

Rasputin (1996); minissérie de TV HBO
  • sentimento-flash-inocencia(1)“O acontecimento recordado torna-se ficção, uma estrutura feita para acomodar certos sentimentos. Não fora por essas estruturas, a arte seria pessoal demais para que o artista a criasse, mais ainda para que a platéia a compreendesse”.
The remembered event becomes a fiction, a structure made to accommodate certain feelings. If there were not these structures, art would be too personal for the artist to create, much less for the audience to grasp.

Notes of the author on The painted bird, 1965‎ – Página 11, de Jerzy Kosinski – Publicado por Scientia-Factum, 1967 – 29 páginas
  • “A grandeza de um céu estrelado está presente no cotidiano das pessoas; minha poesia fala do cotidiano, sim, pois para mim os sentimentos mais profundos, alegres ou tristes, podem ser traduzidos de forma cotidiana e simples”
Elisa Lucinda citada por Arnaldo Nogueira Jr em Releituras

“Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados.”

I think one’s feelings waste themselves in words, they ought all to be distilled into actions and into actions which bring results.

“The Prisohouse of Home” in: “Struggle: the stirring story of woman’s advance in England‎” – Página 20, de Ray Strachey, Florence Nightingale – Publicado por Duffield and company, 1930 – 425 páginas

“A poesia é o transbordamento espontâneo de sentimentos intensos: tem a sua origem na emoção recordada num estado de tranquilidade”.

William Wordsworth; “Lyrical Ballads”
  • “A miséria da condição humana é tal, que a dor é seu sentimento mais vivo”.
Mais tel est le malheur de la condition humaine, que la douleur est en nous le sentiment le plus vif

Jean le Rond d’Alembert in:Encyclopédie Ou Dictionnaire Raisonné Des Sciences, Des Arts Et Des Métiers, Volume 1, – página iii, Denis Diderot, ‎Jean Le Rond d’ Alembert – Briasson, 1751

“As carícias são tão necessárias para a vida dos sentimentos como as folhas para as árvores. Sem elas, o amor morrerá pela raiz”.

Caresses, expressions of one sort or another, are necessary to the life of the affections, as leaves are to the life of a tree. If they are wholly restrained, love will die at the roots.

Our old home: a series of English sketches‎ – Página 236, Nathaniel Hawthorne – Houghton, Mifflin, 1868 – 380 páginassentimento - 1
  • “A independência do filósofo se torna falsa quando se mescla de orgulho. No homem autêntico, o sentimento de independência sempre se acompanha do sentimento de impotência”
Introdução ao pensamento filosófico‎ – Página 144, Karl Jaspers – Editora Cultrix, 1965, ISBN 8531602092, 9788531602092 – 148 páginas
  • “Qualquer criança me desperta dois sentimentos: ternura pelo que ela é e respeito pelo que poderá vir a ser.”
un enfant, il m’inspire deux sentiments : celui de la tendresse dans le présent, celui du respect pour ce qu’il peut être un jour

Correspondance, 1840-1895, Volume 4‎ – Página 342, Louis Pasteur – B. Grasset, 1946

“Vivemos em nossas ações, não em anos; em pensamentos, não em respirações; Em sentimentos, não nos números do mostrador do relógio.”

Philip James Bailey; Fonte: Revista Caras, Edição 676.
  • “O amor é um sentimento tão delicioso porque o interesse de quem ama confunde-se com o do amado.”
Pourquoi l’amour est-il un sentiment si délicieux ? C’est que les intérêts de l’a mant et de l’aimée y sont confondus.

Pensées, filosofia nova: Filosofia nova‎ – v.1 Página 171, de Stendhal, Henri Martineau – Publicado por Le Divan, 1931
  • Boy (9-11) with head buried in sand“Acredito que isso vem do sentimento segundo o qual nenhum ser humano, homem ou mulher, é sempre bom ou mal. O essencial em toda representação da vida é que o espectador, quando assiste, tenha o sentimento de que, nas mesmas circunstâncias, faria a mesma coisa que o personagem faz se estivesse na pele dele, sejam esses atos bons ou maus. As fraquezas do personagem devem ser humanas, pois se elas o são, os espectadores podem reconhecer nelas suas próprias fraquezas”.
Nicholas Ray sobre o mal existir em cada ser humano, , em entrevista concedida a Charles Bitsch, Cahiers du Cinéma 89, novembro de 1958.
  • “Honestamente, não sei. Mas o que é traição? Talvez, devêssemos dizer que traição é uma fragilidade a paixões, a seduções. Por exemplo, se você está comprometida e, de repente, se envolve com uma outra pessoa. O que dizer? Foi simplesmente uma traição ou foi um sentimento que a fez tomar um novo caminho, uma outra direção na vida? “
Bruna Lombardi; Fonte: Revista Contigo, Edição 1607.

“Um incrível sentimento de poder”. E completou: “Tudo o que antes te enchia o saco, desaparece”.

Christiane F.; Fonte: Sobre a heroína, Christiane nunca mostrou ressentimentos. Em 1980, falando à Playboy alemã, citada no site Terra.br em reportagem de Alec Duarte, numa quarta-feira, dia 11 de janeiro de 2006, às 13h41.

felicidade,Happiness

“Não estatize meus sentimentos. Para o seu governo, o meu estado é independente.”

Renato Russo na canção “Baader-Meinhof-Blues”.


 

  • “Um fato é como um saco: vazio, não fica de pé. Para que fique de pé, é preciso pôr-lhe dentro a razão e o sentimento que o determinaram”.
But a fact is like a sack. When it’s empty, it won’t stand up. To make it stand up you must first pour into it the reasons and feelings by which it exists.

Pirandello’s major plays – página 83, Luigi Pirandello – Northwestern University Press, 1991, ISBN 0810108666, 9780810108660 – 187 páginas
  • “Sabendo o que sabemos hoje poderíamos ser tentados a dizer que existe neste livre mais do que tristeza. Há outra coisa, um amargo sentimento de abandono.”
José Eduardo Agualusa in: Estação das Chuvas

“O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor.”

E. Che Guevara – Página 24, Volume 19 de Coleção Grandes cientistas sociais: Política, Ernesto Guevara, Eder Sader, Editora Atica, 1981, 216 páginassentimento - 1
  • “É vergonhoso insultar uma criança. Ela tem sentimentos, tem sua pequena dignidade e como não pode se defender com isso, é sem dúvida um ato ignóbil ferir tais sentimentos.”
“Dicas uteis para uma vida futil: Um manual para a maldita raça humana” – Página 128, Mark Twain, Relume Dumará, 2005, ISBN 8573163968, 9788573163964 – 224 páginas
  • “Há mais do que nos une ao Bolshevismo do que nos separa dele. Há, acima de tudo, um sentimento genuinamente revolucionário, que está vivo em todo o lugar na Rússia. Eu sempre considerei essa circunstância, e dei ordens para que ex-Comunistas sejam admitidos no Partido imediatamente. A pequena burguesia Social-Democrata e os sindicalistas nunca serão um Nacional-Socialista, mas o Comunistas sempre serão.”
Adolf Hitler; Fonte: “The Ominous Parallels” (1982)

“O corpo humano é a carruagem, eu, o homem que a conduz, os pensamentos as rédeas, os sentimentos são os cavalos.”

Platão in: A República
  • “Há dia, sabes, em que gostava de ser como o gato e que me tocasses sem desejar encontrar quaisquer sentimentos a não ser o que se exprime num espreguiçar muito lento – um vago agradecimento? – e que depois me deixasses deitado no sofá sem que nada pudesses levar da minha alma, pois nem saberias o que dela roubar.”
Pedro Paixão; Assinar a pele, conto

freedom feelings

“Sentimentalismo é o único sentimento que fricciona você do jeito errado.”

Sentimentality is only sentiment that rubs you up the wrong way.

William Somerset Maugham in: A Writer’s Notebook (1946); “1941”sentimentos

“O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto-preservação.”

Ayrton Senna (junho de 1991), como citado em Revista Veja

“Se eu tivesse de sair da igreja sempre que ouvisse um falso sentimento, não daria para ficar cinco minutos.”

If I should go out of church whenever I hear a false sentiment I could never stay there five minutes.

“New England Reformers – Lecture at Amory Hall” in: Essays‎ – Página 254, de Ralph Waldo Emerson – 1860 – 274 páginas
  • “Talvez a minha aprendizagem de arquitetura me tivesse ajudado a ver os meus sentimentos de alienação perante o público do rock’n’roll, o que foi o ponto de partida para ‘The Wall’. O facto de ter encarnado uma narrativa autobiográfica era como que secundário à questão principal, que era uma afirmação teatral na qual eu dizia: Isto não é horrível? Aqui estou eu em cima do palco e vocês estão aí em baixo, não é horrível? Que porra é que nós estamos aqui a fazer?”
Roger Waters – Junho de 1987, a Chris Salewicz, sobre o álbum The Wall

“Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada”

Clarice Lispector in: A paixão segundo G.H.
  • sentimentos“Se entendeste bem, facilmente compreenderás que a inveja não é senão uma admiração que luta, e sendo a luta a grande função do gênero humano, todos os sentimentos belicosos, são os mais adequados à sua felicidade”.
Machado de Assis in: Memórias Póstumas de Brás Cubas, capítulo CXVII
  • “Mas todos os sentimentos que nos fazem experimentar a alegria ou o infortúnio de uma personagem real só se produzem em nós por intermédio de uma imagem dessa alegria ou desse infortúnio; todo o engenho do primeiro romancista consistiu em compreender que, sendo a imagem o único elemento essencial na estrutura de nossas emoções, a simplificação que consistisse em suprimir pura e simplesmente as personagens reais seria um aperfeiçoamento decisivo.”
Marcel Proust in: No caminho de Swann

“O pior sentimento que se pode oferecer a uma mulher é a piedade”.

Pity is the deadliest feeling that can be offered to a woman

And life goes on‎ – Página 201, de Vicki Baum, Margaret Leland Goldsmith – Publicado por Doubleday, Doran, 1931 – 320 páginas
  • “Não se retém quase nada sem o auxílio das palavras, e as palavras quase nunca bastam para transmitir precisamente o que se sente.”
On ne retient presque rien sans le secours des mots, et les mots ne suffisent presque jamais pour rendre précisément ce que l’on sent

“Pensées Détachées sur la Peinture” in: “Oeuvres de Denis Diderot”, Volume 4‎ – Página 530, Denis Diderot – A. Belin, 1818
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s