Eric Hobsbawm – Historiador

“Os historiadores  são os memorialistas profissionais daquilo que seus colegas cidadãos desejam esquecer“.

– Eric Hobsbawm in Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 107. ISBN 85-7164-468-3

O programa Milênio entrevista o famoso historiador britânico Eric Hobsbawm, autor renomado da monumental Trilogia das Eras e de A Era dos Extremos, dentre outros livros de suma importância na historiografia moderna. Entre os temas discutidas encontram-se coisas como o papel do historiador (e da história) nas políticas nacionais e do destino do Brasil no século XXI.


Eric John Ernest Hobsbawm (Alexandria, 9 de junho de 1917 -Londres, 1 de outubro de 2012[1]) foi um historiador marxista britânico reconhecido como um importante nome da intelectualidade do século XX. Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico.

Um de seus interesses foi o desenvolvimento das tradições. Seu trabalho é um estudo da construção dessas tradições no contexto do Estado-nação. Argumentou que muitas vezes as tradições são inventadas por elites nacionais para justificar a existência e importância de suas respectivas nações.

Fonte: Wikiwand


“Uma previsão: a guerra no século 21 provavelmente não será tão assassina como era no século 20. Mas a violência armada, criando sofrimento e perda desproporcionais, continuará onipresente e endêmica – ocasionalmente epidêmica – em grande parte do mundo. A perspectiva de um século de paz é remota”.

Eric Hobsbawm in The Future of War and Peace. 2002.[1]

Fonte das Citações: Wikiquote

eric-hobsbawm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s