Renato Russo – Cantor, Compositor, Poeta e Pensador

“Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado! Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação.”

– Renato Russo, ‘Que País É Esse?’.

Entrevista de Renato Russo para a MTV em 1993, com reportagem de Zeca Camargo.


“É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã, porque se a gente parar pra pensar, a verdade não há…”

– Renato Russo ‘Pais E Filhos’ do álbum ‘As Quatro Estações’ de 1989

Renato Russo, nome artístico de Renato Manfredini Júnior (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 — Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996), foi um cantor e compositor brasileiro, célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana.[1][2]

Antes de fundar o grupo, Renato integrou o grupo musical Aborto Elétrico, do qual saiu devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos.[3]

Adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell e aos franceses Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau.[4][5]

renato-russo-violao-bauru-tv

Renato morreu devido as complicações causadas pelo HIV em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos, faltando apenas 1 dia para o aniversário da banda.[6]

Amigos do cantor afirmam que ele contraiu a doença após se envolver com um rapaz que conheceu em Nova Iorque, portador da doença, em 1989.[6]

Como integrante da Legião Urbana, Renato lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, alguns lançados postumamente e diversos contos.

Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller,Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Biquini Cavadão, 14 Bis e Plebe Rude.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, em que Renato Russo ocupa o 25°. lugar.[7]

11-de-outubro-renato-russo-cantor-e-compositor-brasileiro

11 de Outubro de 2016

Veja matéria especial feita pela Folha de São Paulo para a data.

Uma visita à vida e à obra de um dos maiores ídolos do rock nacional


Tempo Perdido

Legião Urbana
Compositor: Renato Russo

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais o tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo

Todos os dias antes de dormir
Lembro e esqueço como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder

Nosso suor sagrado
É bem mais belo que esse sangue amargo
E tão sério e selvagem
Selvagem, selvagem

Veja o sol dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega é da cor dos teus olhos
Castanhos

Então me abraça forte
Me diz mais uma vez que já estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo
Temos nosso próprio tempo

Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes acesas agora
O que foi escondido é o que se escondeu
E o que foi prometido, ninguém prometeu

Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens
Tão jovens, tão jovens

renato-russo-bauru-tv


  • “Se o mundo é mesmo Parecido com o que vejo Prefiro acreditar No mundo do meu jeito”- Na canção “Eu era um lobisomem juvenil”.
  • “O céu já foi azul, mas agora é cinza O que era verde aqui já não existe mais”- Na canção “Fábrica”.
  • “Estão todos satisfeitos com o sucesso do desastre: vai passar na televisão.” – Na canção “Metrópole”.
  • Pecado é provocar desejo e depois renunciar.” – Na canção “Soul Parsifal”.
  • “Não estatize meus sentimentos. Para o seu governo, o meu estado é independente.” – Na canção “Baader-Meinhof-Blues”.
  • “Desde pequenos nós comemos lixo, comercial e industrial.” – Na canção “Geração Coca- Cola”.

  • “Vocês vão ver suas crianças derrubando o rei e fazendo comédia no cinema com as suas leis.” – Na canção “Geração Coca-Cola”.
  • “Quem me dera ao menos uma vez, como a mais bela tribo, dos mais belos índios, Não ser atacado por ser inocente” – Na canção “Índios”.
  • “Agora, as pessoas acham que eu tenho a resposta, eu não sei qual é a pergunta.” – Antes de tocar a música “O Teatro dos Vampiros”
  • “Às vezes as coisas estão tão ruins que a única vontade que a gente tem é de SUMIR. Mas sempre existe um lugar onde a gente pode recomeçar. E essa música é sobre isso.” – Antes de tocar a música “Pais e Filhos”
  • “Nenhuma guerra pode ser santa.” – Renato Russo, antes de tocar a música “Fábrica”; álbum As Quatro Estações ao Vivo (2004)

renato-russo-ao-vivo-show-pb-bauru-tv


Renato Russo por ele mesmo

  • “Eu sou o Renato Russo. Eu escrevo as letras, eu canto. Nasci no dia 27 de março, eu tenho 26 anos. Sou Áries e ascendente em Peixes. Eu trabalhava com jornalismo, rádio, era professor de Inglês também e… comecei a trabalhar com 17 anos e tudo, mas só que de repente tocar rock era uma coisa que eu gostava mais de fazer. E como deu certo eu continuo fazendo isso até hoje.” – extraído de “Riding Song”, primeira faixa do álbum Uma Outra Estação, que trazia trechos de uma entrevista dos integrantes da Legião Urbana feita em 1986

Eu gosto de Meninos e Meninas…

  • renato_russo_aids“Eu estava precisando me assumir há muito tempo… mas fica aquela coisa, filho de católico, “você é doente” etc. etc. No meio do caminho, eu já estava pensando: pô, eu sou um cara tão legal, eu não posso ser doente. Eu não sou muito religioso, não, mas eu me ligo nessas coisas. Não só a doutrina de Buda, eu já li muito a Bíblia também. Mas Jesus nunca falou nada contra certo tipo de comportamento. Quem fala isso é a Igreja Católica. Bem, se eu sou assim e eu sei que sou assim desde que eu me lembro, desde os três, quatro anos de idade… Eu sempre gostei de meninos – eu gosto de meninas também -, mas eu gosto de meninos. Como é que não é natural? Se eu sou assim desde os quatro anos, então sou doente, pervertido… ah, não! Eu já sabia disso.”
  • “Mas o lance de você ter uma postura gay… eu não gosto dessa palavra também… é mais uma questão política. Essa questão toda da Aids, o lance do Cazuza até hoje me deixa assim… Veja, nós temos praticamente a mesma idade – ele é só um ano mais velho do que eu -, a gente é da mesma cidade, do mesmo signo, faz a mesma coisa, tem o mesmo tipo de vida… Só que, como não tenho uma formação de Zona Sul, eu não era muito espalhafatoso… eu ia no bas-fond lá em Brasília. Ninguém sabia quem eu era. O Cazuza, não. O pai dele trabalhando em gravadora conhecia todo o meio artístico, era amigo de João Gilberto… Então isso mexia muito com a minha cabeça: poxa, se não é errado, então por que existe Aids) Até eu colocar na minha cabeça que Aids não tem nada a ver com Deus… Foi isso que fui buscar em Nova York. Aqui no Brasil eu já não estava conseguindo o que eu queria. Eu queria ir nas livrarias… Eu não sabia o que era Stonewall… Todo mundo falava: Stonewall, Stonewall, Stonewall…”

renato-russo-20-anos-morte

  • “Eu queria ter uma banda. Consegui ter uma banda. Eu queria ter dinheiro. Consegui ter dinheiro. Tenho meus amigos. Mas sempre tinha alguma coisa me espezinhando e eu sabia o que era. É muito difícil viver numa sociedade onde você e um pária. Só para colocar um paralelo, imagina que o mundo é homossexual e você é hétero. Então, …E O Vento Levou vai ter o Clarke Gable com o Leslie Howard. Em todos os lugares que você for… e você não pode abrir a boca para falar “eu gosto de homem”. A sua família vai colocar a causa do infarte do seu pai em cima de você. Você é doente.”

renato-russo-bauru-tv-eduardo-e-monica-folha-de-sao-paulo

  • “No colégio, quando começa a doutrinação – você tem de ser igual a todos -, você começa a ficar com medo. Não tem com quem se abrir, acha que é a única pessoa no mundo: então estou errado. E é uma questão de instinto. Eu tenho muito mais facilidade de ficar de pau duro se aparece um cara bonito na minha frente do que com uma menina. Se bem que, com menina, também… Mas eu me resolvi. Apesar de que eu ligo mais para a amizade, principalmente agora que eu tive o meu filho. Sexo por sexo, eu acho que nos anos 90 não pinta mais.”

Fonte das Citações: Wikiquote

Fontes Biográficas: Wikiwand

Renato Russo

renato-russo
Informação geral
Nome completo Renato Manfredini Júnior
Também conhecido(a) como O Trovador Solitário
Nascimento 27 de março de 1960
Rio de Janeiro, RJ
 Brasil
Data de morte 11 de outubro de 1996 (36 anos)
Rio de Janeiro, RJ
 Brasil
Gênero(s) Pós-punk, punk-rock, rock alternativo
Instrumento(s) Vocal, baixo, teclado, violão, guitarra
Período em atividade 1978–1996
Outras ocupações Compositor
Gravadora(s) EMI
Descobertas/Coqueiro Verde
Afiliação(ões) Legião Urbana, Aborto Elétrico
Influência(s) Sex Pistols, Joy Division, Robert Smith,Morrissey, The Cure, John Lennon, The Rolling Stones, The Beatles
Página oficial renatorusso.com.br

renato-russo-bauru-tv-pais-e-filhos-folha-de-sao-paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s