Leon Trotsky – Intelectual e Revolucionário

“Num país em que o único empregador é o Estado, oposição significa morte lenta por inanição. O velho princípio ‘quem não trabalha não come’ foi substituído por outro: ‘quem não obedece não come’ .”

TrotskySe referindo a URSS

“Ela virá, a revolução conquistará a todos o direito não somente ao pão mas, também, à poesia.”

“A vida é bela. Que as futuras gerações a livrem de todo mal e opressão, e possam desfrutá-la em toda sua plenitude.”

leon-trotsky-intelectual-marxista-e-revolucionario-a-mesa

Leon Trotsky [nota 1] (nascido Lev Davidovich Bronstein;[2] Ianovka, 7 de novembrode 1879Coyoacán, 21 de agosto de 1940) foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, organizador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) à morte de Lenin.

Nos primeiros tempos da União Soviética desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo (Ministro) para os Negócios Estrangeiros; posteriormente como organizador e comandante do Exército Vermelho, e fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética.

Afastado por Stalin do controle do partido, Trotsky foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde veio a ser assassinado por Ramón Mercader, agente da polícia de Stalin.[3]

As suas ideias políticas, expostas numa obra escrita de grande extensão, deram origem ao trotskismo, corrente ainda hoje importante no marxismo.

leon-trotsky-velho

  • Trotsky e sua filha, Nina - França, 1915
    Trotsky e sua filha, Nina – França, 1915

    “Morro com a certeza inabalável no futuro comunista da humanidade. Essa certeza me dá hoje uma força que religião nenhuma poderia dar.”

  • “A violência bem organizada parecia ser para ele a menor distância entre dois pontos.”- Sobre Stálin
  • “Expor aos oprimidos a verdade sobre a situação é abrir-lhes o caminho da revolução.”
  • “A guerra civil, forma culminante da luta de classes abole violentamente todos os liames morais entre classes inimigas.”

“Com um heroísmo sem precedentes, num fato militar inaudito na história desta guerra, nossos cadetes e nossas unidades do Exército Vermelho tomaram de assalto uma fortaleza naval de primeira linha.

Sem darem um tiro sequer, eles progrediram sobre o gelo, e pereceram.

Eles venceram, esses filhos da Rússia operária e camponesa leais à revolução. O povo trabalhador da Rússia e do mundo não os esquecerá.”

leon-trotsky-intelectual-marxista-e-revolucionario-a-mesa-trabalhando

Biografias

leon_trotsky_-_okhranka_mugshotTrotsky encontrou, na década de 1950, um grande biógrafo na pessoa do marxista polonês radicado na Inglaterra Isaac Deutscher, que escreveu a monumental biografia em três volumes: O Profeta Armado – Trotsky 1879-1921, O Profeta Desarmado – Trotsky 1921-1929 e O Profeta Banido – Trotsky 1929-1940, a qual encontra-se atualmente disponível no original em publicação da Verso Editions, e em português numa tradução da Editora Civilização Brasileira, republicada recentemente pela Editora Record.

Trata-se de uma biografia polêmica, onde Deutscher questiona frequentemente as posições de Trotsky, o que a torna mais dinâmica que outra biografia também monumental e mais documentada e posterior do trotskista francês Pierre Broué, Trotsky (Paris, Fayard, 1988) não possui, por este defender diretamente as ideias de Trotsky.

Leon Trotsky

Fonte das Citações: Wikiquote

Fontes Biográficas: Wikiwand

Leon Trotsky

em russo: Лев Дави́дович Тро́цкий

 leon-trotsky-bundesarchiv_bild_183-r15068_leo_dawidowitsch_trotzki
Nascimento 7 de novembro de 1879
Ianovka, Ucrânia
Rússia Império Russo
Morte 21 de agosto de 1940 (60 anos)
Coyoacán, Distrito Federal
 México
Cônjuge Aleksandra Sokolovskaya
Natália Sedova
Religião Ateu[1].
Assinatura
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s